História

A História da Banda Municipal de Crateús destacam-se três períodos que merecem uma abordagem no contexto de sua vitalidade:

Período 1 – Movimentos Iniciais de Banda de Música em Crateús
A princípio existiam as atividades de banda de música relacionada ao músico Expedito Paiva, sendo este multi-instrumentista que contribuiu para o aprecio do contexto música instrumental das próximas gerações. Infelizmente ainda não temos dados suficientes para detalhar a sua história.
Porém tivemos outra formação de banda de música relacionada à Diocese de Crateús.
A criação aconteceu em aproximadamente 1978 tendo como entidade de apoio a Diocese de Crateús. A Banda tinha como regente o maestro Celso Ribeiro Lima (Falecido), músico multi-instrumentista muito respeitado e admirado entre a banda e sociedade em geral.
Sua formação de maior ênfase foi: Maestro, Celso Ribeiro Lima; Músicos; 1º Trumpete, Rogério; 1º Clarineta, Chico da Sibía; 1º Sax-Alto, Wellington; 1º Sax-Tenor, Maestro Celso (que ás vezes também fazia esta função); 1º Trombone Pisto, Valmir; 1º Trompa, Wellington Paiva (Filho de Expedito Paiva) 2º Trompa, Cleudo Soares; Caixa, Enoque (gêmeo com Elías do Bumbo; Bumbo, Elias; Surdo, Bomfim (que também fazia tuba) Tuba, Sebastião.
Também nessa época temos como destaque o Maestro e músico Cleudo Soares (Grande saxofonista que se destaca hoje em dia em Crato-CE), que participou como trompista e depois com clarinetista.
Os eventos que a banda participava na época eram festas religiosas, cerimônia cívica e entre outros. Obs. Alguns desses músicos já são falecidos.
Esta fase formação foi ate meados de 1980 aproximadamente.

Período 2 – Criação da Banda Municipal Expedito Paiva; Regente: Maestro Cleudo (1994 a final de 1996 aproximadamente)

A banda de música municipal teve início em 1994 aprox. O nome Expedito Paiva foi dado em homenagem ao músico Expedito Paiva. Foi criada através de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Crateús tendo como articulador o Secretario de Cultura Lourival Mourão Veras (Gestão do Prefeito Nenzé) com a Fundação Banco do Brasil tendo como representante o Getúlio. Nesse convênio a prefeitura entrou com a estrutura e a fundação com a doação dos instrumentos.
Os instrumentos doados foram; 3 Trompetes em Bb, 1 Clarineta em Eb (Requinta), 6 Clarinetas em Bb, 2 Saxofones-Altos em Eb, 2 Saxofones-Tenor, 2 Trombones C , 2 Trombones Bb, 4 Trompas (Sax-Horn), 2 Bombardinos, 1 Souzafones Eb (Tuba), 1 Souzafone Bb (Tuba), 1 par de Pratos, 1 Tarol, 1 Surdo, 1 Bumbo e foram recebidos em 1994 no meio do ano aproximadamente.

O Maestro Cleudo já dava início às aulas para formação de músicos com o objetivo de seleção para formar o quadro de componentes da Banda. As aulas eram ministradas na casa de cultura que funcionava na rua João Tomé nº 246, centro. Os horários eram tarde e noite e tinha como conteúdo inicial as aulas de partitura. Após quatro meses das aulas de partitura os alunos selecionados começam as aulas de instrumento já funcionando em sede própria que era situada na rua D. Pedro II nº 529 centro, estas duraram 4 meses.

A Banda foi inaugurada no dia 6 de Julho de 1995 por ocasião do aniversário do município. Teve uma trajetória de apresentações em diversas solenidades e locais.
Contribuiu dinamicamente para a cultura musical local dando ao público a oportunidade de ouvir musicas de verdadeiro valor melódico e verdadeira expressividade musical.
É difícil citar aqui todos os que participaram na banda, mas podemos destacar esta formação a qual temos fotografia com registro: Maestro, Cleudo Soares; 1º Requinta, Reginaldo; 1º Clarineta, Kátia; 2º Clarineta, Júnior (Coreano); 3º Clarineta, Beatriz; 4º Clarineta, Bianchi; 5º Clarineta, Irmão do Marcelo do sax, 1º Sax-Alto, Maestro Mário Moraes; 2º Sax-Alto, Fabinho; 3º Sax-Alto, Marcelo; 1º Sax-Tenor, Edilson; 1º Trombone Pisto, Wellington Paiva (Buchuda); 2º Trombone Pisto, Albino; 1º Trombone de Vara, João Paulo; Tarol, Francisco Antônio; Bumbo, Manoelzinho; Surdo, Noé Barreto; Pratos, Albino; Tuba, Dedé.
Esta fase da Banda Municipal Expedito Paiva teve sua duração ainda por duas gestões de prefeitos. Teve outros locais com sede, e no final de 1996 teve suas atividades encerradas devido a mudança de prefeito.

Período 3 – Maestro Mário Moraes (1997 – 2002 aproximadamente)

Em 1997 começo do ano, teve início a uma nova jornada. Esta empreitada tinha á frente da direção da Banda Municipal Expedito Paiva, O Secretario de Cultura o Arquimedes Marques o Maestro Mário Moraes e seus Monitores Edilson F. dos Santos (Fleque) e João Paulo de Souza.

Com sede agora situada no ginásio poliesportivo (Rua Barão do Rio Branco nº 1679, Centro) , inicia-se as aulas que tinha como conteúdo teoria musical e partitura que eram ministradas pelos monitores. Nas aulas da banda eram atendidas 40 pessoas entre eles jovens dos 12 aos 20 e também adultos. Os horários eram tarde e noite e em nosso plano de trabalho eram dedicados seis meses para teoria e depois as aulas de instrumentos ficavam por conta do Maestro Mário Moraes que duravam até o músico estar preparado para tocar na banda de música.

A Formação que mais teve ênfase musical foi esta a seguir: Maestro Mário Moraes; Monitores e Músicos, Edilson e João Paulo; Músicos; 1º Trompete, João Paulo; 2º Trompete, Carlinhos; 1º Requinta, Bruno; 1º Clarineta, Júnior (Coreano); 2º Clarineta, David; 3º Clarineta, Dione; 1º Sax-Alto, Fabinho; 1º Sax-Tenor, Edilson; 2º Sax-Tenor, Djací (Perú); 1º Trombone Pisto, Wellington Paiva (Buchuda); 2º Trombone Pisto, Albino; 1º Trombone de Vara, João Paulo (fazia também trombone); Tarol, apelido Sací; Caixa, Roberto; Bumbo, Toinzinho; Pratos, Manoelzinho; Tuba, Dedé (que participou pouco devido seu falecimento;
Foram muitas apresentações, destacando-se entre elas as dos Festejos do Interior.
Esta fase da banda foi encerrada em 2002 aprox. por decisão política que resolverão por não atender mais as reivindicações do músicos.


Período 3 – Maestro Edilson F. dos Santos (Fleque)

Esta fase da banda teve início em setembro de 2007 através parceria da Secretaria de Educação e Cultura(Secretária Daniele Sales) com a Secretaria de Assistência Social(Maria Carmem) sendo que esta articulação foi feita pelo então Chefe do Departamento de Cultura Lourival M. Veras e Edilson F. que apresentava uma nova perspectiva para reativação da Banda.
Tendo como primeira meta o resgate dos instrumentos pois na ultima fase alguns instrumentos foram emprestados ao 40 BI e outros foram deixados com os músicos. Infelizmente não conseguimos recuperar todos os instrumentos e os que conseguimos muitos estavam em péssimas condições de uso.



De início foram atendidos com aulas de Sensibilização Musical, Simbologia Musical e Prática de Ritmo 60 a 80 aprox. jovens que foram divididos em quatro turmas. No plano de trabalho era tido como meta a reativação da banda em 4 meses, pois esta deveria fazer sua estreia por ocasião dos festejos do Senhor do Bonfim da Paróquia Senhor do Bonfim. Dos 4 meses 1 era pra pras aulas teóricas e 3 meses pra aulas de instrumentos. Todas as atividades da banda eram realizadas na Casa de Cultura João Batista (rua Francisco Sá nº 148 bairro centro) e algumas vezes no Teatro Rosa Morais onde também era usado para guardarmos os instrumentos.


Esta turma formada teve sua estreia em no dia 22 de dezembro de 2007 por ocasião dos festejos do Senhor do Bonfim.

Os primeiros componentes da banda foram: 1º Trompete, Rendson Cavalcante Saldanha; 2º Trompete, Paulo Victor Martins de Souza; 1º Requinta, Carolina Alves do Santos; 1º Clarineta, Vivian Kelly Silva Vieira; 2º Clarineta, Nadson Servolo Soares; 3º Clarineta, Auria Arieli Martins de Souza; 1º Sax-Alto, Júlio César Soares de França; 2º Sax-Alto, Davi Bezerra de Oliveira; 1º Sax-Tenor, Wellington Marques Ferreira; 2º Trombone Pisto, Francisco Renilson da Silva; 1º Trombone de Vara, Thiago Frankalino de Sousa; 2º Trombone de Vara, Izaque Rodrigues de Castro; 1º Saxhorn, Layhonny Almeida; 2º Saxhorn, Neilton da Silva Sousa; 3º Saxhorn, Carlos Levi da Silva Costas; 4º Saxhorn, Rogerlânio Tavares Soares; 1º Tarol, João Paulo Soares Ferreira; 1º Bumbo, Francisco Raylton Ribeiro Gomes; 1º Surdo, Antônio Fernades Alves Júnior; 1º Pratos, Paulo André Alves;

Daí a Banda segue com sua trajetória de apresentações.

Já por volta de junho aprox. temos o início de uma nova turma de alunos na nossa escolinha da banda onde os músicos que se destacassem comporiam as vagas em aberto da banda municipal. Dessa turma se deriva a seguinte formação: 1º Trompete, Paulo Victor Martins de Souza; 1º Requinta, Carolina Alves do Santos; 1º Clarineta, Nadson Servolo Soares; 2º Clarineta, Auria Arieli Martins de Souza; 1º Sax-Alto, Vivian Kelly Silva Vieira; 1º Sax-Tenor, Wellington Marques Ferreira; 2º Trombone Pisto, Francisco Renilson da Silva; 1º Trombone de Vara, Thiago Frankalino de Sousa; 2º Trombone de Vara, Felipe da Costa Ferreira; 1º Bombardino, Afonso Soares Camelo Filho; 1º Saxhorn, Neilton da Silva Sousa; 2º Saxhorn, Antônia Samara Fernandes da Silva; 3º Saxhorn, Ruthiele Alves Frota; 1º Tarol, Izaque Rodrigues de Castro; 1º Bumbo, Macielle de França Soares; 1º Surdo, Antônio Fernades Alves Júnior; 1º Pratos, Davi Bezerra de Oliveira;

Esta fase da banda durou até dezembro de 2008 devido a transição da mudança de prefeito, ficando parada até setembro de 2009.

Então em 18 de agosto de 2009 pela Lei Nº 037/2009 cria-se de fato a Banda Municipal Expedito Paiva e tem-se por concretizado o sonho reivindicado por todas as outras formações da Banda.

Por meio do Edital Nº 06 divulgado em 23/09/2009 – 30/09/2009 abre-se as inscrições para alunos candidatos as vagas a serem preenchidas na banda de música e para músicos já participantes de formações anteriores.

E em 19 de outubro de 2009 iniciam-se as aulas de Teoria Musical (Sensibilização Musical, Simbologia Musical (Com prática de leitura de partitura) e Prática de Rítmo. Estas aulas aconteceram no Ginásio Poliesportivo com os seguintes horários segunda quarta e sexta manhã e tarde.

A banda porem tinha como meta estrear em dezembro por ocasião das festas do Senhor do Bonfim, assim como o planejado; foi cumprido e no dia 22 de dezembro de 2009 inaugura-se mais uma fase de formação da Banda.

Desde então a Banda Municipal Expedito Paiva tem participado de diversas apresentações incluindo; Solenidades Cívicas, Eventos Culturais, Eventos Esportivos, Festejos Religiosos, Eventos Educacionais entre outros.

A Formação que se destaca ainda é a praticamente a mesma da data de sua inauguração, sendo que alguns componentes mudaram de instrumentos. São os componentes atuais da Banda Municipal Expedito Paiva:

01 - 1º TROMPETE Bb NEYTON DA SILVA SOUZA
02 - 2º TROMPETE Bb ALDEMAR LOPES DOS SANTOS NETO
03 - 1º CLARINETE Bb ANTONIA SAMARA FERNANDES DA SILVA
04 - 2º CLARINETE Bb AUREA ARIELLE MARTINS DE SOUZA
05 - 3º CLARINETE Bb LEONARDO LEOPOLDINO TORRES
06 - 1º SAX-ALTO Eb CAROLINA ALVES DOS SANTOS
07 - 2º SAX-ALTO Eb MARCIELE DE FRANÇA SOARES
08 - 1º SAX-TENOR Bb JÚLIO CÉSAR SOARES DE FRANÇA
09 - 1º TROMBONE DE VARA C FELIPE DA COSTA FERREIRA
10 - 2º TROMBONE DE VARA C TIAGO FRANKALINO DE SOUSA
11 - 1º TROMBONE DE PISTO Bb FRANCISCO RENILSON PEREIRA DA SILVA
12 - 2º TROMBONE DE PISTO Bb HELIODORO PRECILIANO DE SABÓIA
13 - 1º BOMBARDINO Bb AFONSO SOARES CAMELO FILHO
14 - TAROL Perc PAULO VICTOR MARTINS DE SOUZA
15 - BUMBO Perc FRANCISCO EDUARDO RODRIGUES DA SILVA
16 - PRATOS Perc ANTONIO SOARES BARBOSA NETO

Deus abençoes a nossa Bandinha muita vitalidade á todos os componentes, admiradores e coordenadores.

Visite nosso Blog: www.bandamunicipaldecrateus.blogspot.com